domingo, 10 de abril de 2011

Guia Transporte

Veículo leve sobre trilhos, no semi-árido brasileiro




Em pleno sertão do Cariri, no sul do Ceará, um meio de transporte causa estranheza na paisagem árida: cobrindo os 14 quilômetros que separam Crato e Juazeiro do Norte, um misto de metrô e ônibus transporta passageiros. Trata-se do primeiro VLT (veículo leve sobre trilho) do Brasil, um tipo de transporte coletivo capaz de melhorar o trânsito nas cidades sem acarretar tantos malefícios ao ambiente.

 Além de mais baratos que os metrôs, transportam muito mais passageiros que os ônibus e são até 93% menos poluentes que esses. Descendentes dos velhos bondes, esses veículos modernos e mais "verdes" devem ganhar espaço também em outras cidades do Nordeste (como Recife, Fortaleza, João Pessoa e Natal, por exemplo), que já estudam implantar seus VLTs - que circulariam sobre antigas linhas que pertenciam à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e que estavam abandonadas. Uma forma sustentável (e barata) de restabelecer essas rotas e melhorar o transporte dos moradores de toda a região.




A Microsoft e a montadora japonesa Toyota anunciaram nesta semana uma parceria para a construção de uma plataforma global para serviços de tecnologia telemática. A telemática é a fusão das tecnologias de telecomunicações e informação em veículos. O conceito abrange sistemas de GPS (sistema de posicionamento global), controle de energia e outras tecnologias multimídia.

O objetivo é iniciar o projeto aplicando a tecnologia nos veículos elétricos e híbridos plug-in da Toyota a partir de 2012. As duas companhias planejam investir cerca de 1 bilhão de ienes (o equivalente a US$ 12 milhões) na Toyota Media Service Corporation, uma subsidiária da Toyota que oferece serviços de informação digital para clientes automotivos da marca.

Até 2015, a meta da Toyota é estabelecer uma plataforma global completa que utilize o conceito de computação para oferecer serviços de telemática avançados e de custo acessível para os clientes automotivos da Toyota em todo o mundo.

A ideia por trás do projeto é incentivar a inovação destinada a modelos de carros que emitam menos gases poluentes, principalmente os compostos de carbono. A plataforma usada nos carros será a Windows Azure, versão em cloud computing do sistema operacional da Microsoft.



Michelin desenvolve roda ativa revolucionária para carros elétricos


Esta roda é mesmo o “Santo Graal do Transporte Ecológico” como acredita o Treehugger? Talvez. O tempo dirá se o motor elétrico dentro da Roda Ativa da Michelin vai pegar e reduzir ainda mais o custo dos veículos elétricos. Por ora, vamos investigar a fundo esta união de roda e motor e daí você pode tirar as suas próprias conclusões sobre ela ser suficiente para acabar de vez com o motor a combustão beberrão de gasolina.
As rodas, apesar de ainda estarem sendo desenvolvidas pela Michelin, já têm um veículo preparado para recebê-las. Chamado de Heuliez Will, esta pequena criancinha da Opel não parece ser grande coisa, mas parece ser excelente para gerar uma prole que, em uma galáxia muito, muito distante, consiga fazer o Percurso de Kessel em menos de 12 parsecs. Ou então precisar de zero gasolina/álcool/gás pra rodar. Provavelmente é a última opção.
Mais impressionante ainda é a noção de que motores embutidos em rodas liberariam espaço na parte da frente e de trás do veículo. Este modelo também elimina a necessidade de elementos que notoriamente são grandes ocupadores de espaço, tais como transmissões e sistemas de exaustão. Mais espaço significa mais liberdade para os projetistas de automóveis de amanhã e carros mais animais para nós consumidores (*dedos cruzados*, só por precaução).
O preço alvo para o Opel no momento é de 24 mil a 37 mil dólares, o que é compatível com o chamado salvador de Detroit, o Volt da Chevrolet, que será lançado em breve. Os testes do Opel já foram iniciados, com um lançamento ao consumidor previsto para 2011. Rodas Ativas também devem virar padrão no Venturi Voltage em algum ponto de 2012.

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Hyundai pode ter carro híbrido em 2013
SEUL
A fabricante de automóveis coreana Hyundai pretende começar a produzir em escala comercial em 2013 o Sonata híbrido, que poderá ser recarregado na rede elétrica. Segundo a imprensa coreana, a empresa já teria completado o desenvolvimento de sua tecnologia híbrida - com motor a combustão e elétrico - e também já teria feito testes com um protótipo do carro.
Um porta-voz da companhia confirmou os planos de lançar um carro híbrido em 2103, mas disse que o modelo ainda não foi escolhido. A Hyundai e sua subsidiária Kia Motors acabaram ficando para trás na corrida pelos carros elétricos, ao concentrar seus esforços na busca por veículos com consumo mais eficiente de gasolina. / REUTERS

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