Veículo leve sobre trilhos, no semi-árido brasileiro
Em pleno sertão do Cariri, no sul do Ceará, um meio de transporte causa estranheza na paisagem árida: cobrindo os 14 quilômetros que separam Crato e Juazeiro do Norte, um misto de metrô e ônibus transporta passageiros. Trata-se do primeiro VLT (veículo leve sobre trilho) do Brasil, um tipo de transporte coletivo capaz de melhorar o trânsito nas cidades sem acarretar tantos malefícios ao ambiente.
Além de mais baratos que os metrôs, transportam muito mais passageiros que os ônibus e são até 93% menos poluentes que esses. Descendentes dos velhos bondes, esses veículos modernos e mais "verdes" devem ganhar espaço também em outras cidades do Nordeste (como Recife, Fortaleza, João Pessoa e Natal, por exemplo), que já estudam implantar seus VLTs - que circulariam sobre antigas linhas que pertenciam à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e que estavam abandonadas. Uma forma sustentável (e barata) de restabelecer essas rotas e melhorar o transporte dos moradores de toda a região.
Além de mais baratos que os metrôs, transportam muito mais passageiros que os ônibus e são até 93% menos poluentes que esses. Descendentes dos velhos bondes, esses veículos modernos e mais "verdes" devem ganhar espaço também em outras cidades do Nordeste (como Recife, Fortaleza, João Pessoa e Natal, por exemplo), que já estudam implantar seus VLTs - que circulariam sobre antigas linhas que pertenciam à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e que estavam abandonadas. Uma forma sustentável (e barata) de restabelecer essas rotas e melhorar o transporte dos moradores de toda a região.
A Microsoft e a montadora japonesa Toyota anunciaram nesta semana uma parceria para a construção de uma plataforma global para serviços de tecnologia telemática. A telemática é a fusão das tecnologias de telecomunicações e informação em veículos. O conceito abrange sistemas de GPS (sistema de posicionamento global), controle de energia e outras tecnologias multimídia.
O objetivo é iniciar o projeto aplicando a tecnologia nos veículos elétricos e híbridos plug-in da Toyota a partir de 2012. As duas companhias planejam investir cerca de 1 bilhão de ienes (o equivalente a US$ 12 milhões) na Toyota Media Service Corporation, uma subsidiária da Toyota que oferece serviços de informação digital para clientes automotivos da marca.
Até 2015, a meta da Toyota é estabelecer uma plataforma global completa que utilize o conceito de computação para oferecer serviços de telemática avançados e de custo acessível para os clientes automotivos da Toyota em todo o mundo.
A ideia por trás do projeto é incentivar a inovação destinada a modelos de carros que emitam menos gases poluentes, principalmente os compostos de carbono. A plataforma usada nos carros será a Windows Azure, versão em cloud computing do sistema operacional da Microsoft.
O objetivo é iniciar o projeto aplicando a tecnologia nos veículos elétricos e híbridos plug-in da Toyota a partir de 2012. As duas companhias planejam investir cerca de 1 bilhão de ienes (o equivalente a US$ 12 milhões) na Toyota Media Service Corporation, uma subsidiária da Toyota que oferece serviços de informação digital para clientes automotivos da marca.
Até 2015, a meta da Toyota é estabelecer uma plataforma global completa que utilize o conceito de computação para oferecer serviços de telemática avançados e de custo acessível para os clientes automotivos da Toyota em todo o mundo.
A ideia por trás do projeto é incentivar a inovação destinada a modelos de carros que emitam menos gases poluentes, principalmente os compostos de carbono. A plataforma usada nos carros será a Windows Azure, versão em cloud computing do sistema operacional da Microsoft.
Michelin desenvolve roda ativa revolucionária para carros elétricos
Mais impressionante ainda é a noção de que motores embutidos em rodas liberariam espaço na parte da frente e de trás do veículo. Este modelo também elimina a necessidade de elementos que notoriamente são grandes ocupadores de espaço, tais como transmissões e sistemas de exaustão. Mais espaço significa mais liberdade para os projetistas de automóveis de amanhã e carros mais animais para nós consumidores (*dedos cruzados*, só por precaução).
Hyundai pode ter carro híbrido em 2013
SEUL
A fabricante de automóveis coreana Hyundai pretende começar a produzir em escala comercial em 2013 o Sonata híbrido, que poderá ser recarregado na rede elétrica. Segundo a imprensa coreana, a empresa já teria completado o desenvolvimento de sua tecnologia híbrida - com motor a combustão e elétrico - e também já teria feito testes com um protótipo do carro.
Um porta-voz da companhia confirmou os planos de lançar um carro híbrido em 2103, mas disse que o modelo ainda não foi escolhido. A Hyundai e sua subsidiária Kia Motors acabaram ficando para trás na corrida pelos carros elétricos, ao concentrar seus esforços na busca por veículos com consumo mais eficiente de gasolina. / REUTERS
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